Reconhecimento

TCC de engenheiro eletricista betinense é eleito um dos melhores do Brasil

Tese foi analisada pela Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência, que escolhe e premia as melhores teses de conclusão de curso e iniciação científica da área desenvolvidas no Brasil

Publicado em 18 de novembro de 2023 | 09:00

 
 
Bruno Coutinho (nomeio) estudou em escolas públicas de Betim Bruno Coutinho (nomeio) estudou em escolas públicas de Betim Foto: Arquivo pessoal

Graduado em engenharia elétrica, o betinense Bruno de Araújo Coutinho, de 29 anos, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) reconhecido pela Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (Sobraep) como um dos cinco melhores do ano. A premiação tem como objetivo escolher e premiar as melhores teses de conclusão de curso e iniciação científica da área desenvolvidas no Brasil. 

Nesta edição, foram avaliados trabalhos defendidos entre setembro de 2022 a agosto de 2023. A premiação ocorrerá na 17ª Conferência de Eletrônica de Potência, que vai acontecer dos dia 26 a 29 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina. 

Estudante dos ensino fundamental e médio em Betim nas escolas estadual Carlos Drumond de Andrade, no bairro Vila Cristina, e municipal Rita Maria da Silva, no Parque das Acácias, disse ter ficado feliz em receber o prêmio, conquistado após um trabalho árduo. "Foi uma surpresa muito positiva. Fiquei muito feliz com o reconhecimento", disse.

Na tese, o betinense defende, com o aumento da utilização de veículos elétricos no mundo, as baterias dos carros convencionais sejam reutilizadas, no futuro, na prestação de serviços do sistema de potência, como fornecimento de energia elétrica.

"Outra opção seria reciclar as baterias, mas essa é uma tecnologia que ainda não está desenvolvida no Brasil. Assim, meu TCC surge como uma possibilidade de reutilização dessas baterias segunda vida", explicou o engenheiro elétrico.