TJMG e Prefeitura de Betim anunciam nova sede de fórum na cidade | O TEMPO Betim
 
Parceria

TJMG e Prefeitura de Betim anunciam nova sede de fórum na cidade

Unidade, na região central do município, poderá abrigar órgãos como MP, OAB e Defensoria; empreendimento está orçado em R$ 85 milhões e deve ficar pronto em 2025

Publicado em 30 de junho de 2022 | 07:00

 
 
normal

O Fórum Caio Nelson de Sena, em Betim, na região metropolitana, vai ganhar uma nova sede. O anúncio da obra foi marcado por uma solenidade realizada nessa quarta-feira (29), no endereço atual do fórum, na região central da cidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito Vittorio Medioli (sem partido), do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Lemes, e do diretor do foro da comarca betinense, juiz Robert Lopes de Almeida.

A nova unidade será construída em um terreno de mais de 20 mil metros quadrados ao lado do Monte Carmo Shopping, no bairro Ingá Alto. De acordo com o projeto, a edificação vai abrigar as 12 varas da comarca e ainda terá espaço para outras 12, bem como para o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Defensoria Pública. O empreendimento está orçado em R$ 85 milhões, valor que será custeado pelo TJMG. 

Segundo o tribunal, a licitação para definir a empresa responsável pelas obras deverá sair nos próximos meses. A previsão é que as intervenções tenham início em 2023 e sejam concluídas até junho de 2025. O prédio que abriga o fórum atualmente pertence ao governo.

“O novo fórum será um grande passo à frente para toda a comarca: ele ganhará espaço, recursos e condições para que todos possam realizar o seu trabalho de uma maneira melhor. Para nós, é uma satisfação o município conseguir receber a nova sede do fórum, de grande importância para a cidade, em um local de muita acessibilidade para a população”, avalia o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

Relevância

Durante o evento, o presidente do TJMG afirmou que as novas instalações reforçam o compromisso assumido pela atual gestão do tribunal de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade, bem como ambientes mais adequados a magistrados, servidores, colaboradores, estagiários, promotores, defensores públicos, advogados e a população. 

Para o diretor do foro de Betim, Robert Lopes de Almeida, a mudança de endereço tem grande importância para a comarca. “Há mais de 20 anos estamos instalados em um imóvel cedido pela prefeitura. O contrato de cessão se encerrou em 2020, mas foi prorrogado entre as partes”, relembrou. “Com o novo fórum, teremos mais conforto para magistrados, servidores, colaboradores em geral, e principalmente para o jurisdicionado que precisa dos serviços da Justiça”, completou.

Carinho por Betim

O presidente do TJMG, Gilson Lemes, ressaltou a alegria em visitar a comarca. “Atuei aqui como juiz de 2003 a 2008 e tive ainda a satisfação de ocupar a direção do foro. Foi um período de vivência extremamente rica, dos pontos de vista pessoal e profissional, e que, certamente, me dotou de mais preparo para a função que, anos depois, eu ocuparia: a de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, comandando a segunda maior Corte estadual do país”, disse Lemes, ressaltando que tem grande admiração pela população betinense.

Lemes finalizou agradecendo à prefeitura a doação do terreno e saudou todos que se mobilizaram para o início das obras do novo fórum.