Emprego

Trabalho: Projeto incentiva inclusão de pessoas com deficiência em Betim

'É preciso desconstruir a imagem de que a pessoa com deficiência é incapaz'

Publicado em 18 de agosto de 2021 | 16:07

 
 
normal

A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho ganhou um reforço em Betim, na região metropolitana. A prefeitura da cidade, criou um programa para qualificação desse público, com o objetivo de aumentar  empregabilidade. A proposta é auxiliar as empresas contratantes na identificação e superação das limitações estruturais e/ou de ações que impedem a contratação da mão de obra.

A iniciativa é de responsabilidade da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caapd), vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A coordenadora da Caapd, Patrícia Gil, aponta para a necessidade do debate sobre a inclusão da pessoa com deficiência no quadro de profissionais das empresas. “É preciso desconstruir a imagem de que a pessoa com deficiência é incapaz. São profissionais perfeitamente aptos a contribuir para o melhoramento e desenvolvimento de toda a equipe no ambiente de trabalho”, revela.

Para garantir que ocorra a contratação, antes, é preciso promover a sensibilização e uma análise do ambiente de trabalho. A equipe da CAAPD auxilia na identificação das limitações culturais e arquitetônicas que impedem a adaptação e acessibilidade do funcionário no trabalho. “Oferecemos uma assessoria criteriosa para o mapeamento dos processos de trabalho e identificação dos apoios necessários. Também propomos atividades formativas para que a equipe de colaboradores saiba como acolher os novos colegas”, ressalta Gil.

Segundo a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Cleusa Lara, a deficiência não pode ser fator de exclusão, restrição ou empecilho. "O programa nasce com o objetivo de estimular a contratação de pessoas com deficiência sem deixar de acompanhar a sua jornada no novo emprego. Além de auxiliar na adaptação no novo trabalho, nosso projeto também garante o acompanhamento periódico e suporte com instrumentos específicos para a avaliação e adaptação do novo contratado. É um trabalho necessário e que ampliará o acesso das PCDs ao mercado”, completa.

Primeiros parceiros

O programa já está em implantação no formato piloto em Betim. A Essencis MG já recebeu a visita da equipe da Caapd. Um diagnóstico está em fase de finalização e, nesse levantamento, serão apontadas as mudanças que precisam ser tomadas pela empresa para receber os novos funcionários.

Para o diretor executivo da Essencis MG, Silvio César Costa Júnior, a ação tem um papel importante para a inclusão de pessoas com deficiencia na empresa. “É desafiador criar um formato que traga ganhos relevantes para todas as partes, mas, com o apoio do município, nos sentimos mais seguros. Essa parceria traz para nós a segurança de estarmos promovendo com assertividade a inclusão dos PCDs e atingindo nosso propósito de transformar a sociedade em um lugar melhor para se viver”.

O Cartório de Registro de Imóveis de Betim é outro parceiro do programa. No último dia 5, a equipe com 34 funcionários participou da capacitação para receber a mais nova colega de trabalho, uma jovem com Síndrome de Down. Para o diretor de Projetos Sociais do Colégio de Oficiais de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CORI-MG), Vander Zambeli Vale, a intenção com a parceria é tornar o Cartório de Registro de Imóveis de Betim uma espécie de incubadora de talentos.  “Desde o ano passado, venho pensando em algum projeto para a socialização e integração de jovens e adultos com deficiência, via mercado de trabalho. Acreditamos que somos capazes de treinar essa mão de obra com talentos que se encontram latentes e aguardando uma oportunidade”, adianta.