Inédito

Ufólogo Vitório Pacaccini faz revelação sobre o caso 'ETs de Varginha'

História foi contada durante 1º Congresso de Ufologia em Betim, neste domingo (22), no Monte Carmo Shopping

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2023 | 19:47

 
 
Vitório Pacaccini é um dos principais pesquisadores do caso "ETs de Varginha" e coautor do livro "O Incidente em Varginha" Vitório Pacaccini é um dos principais pesquisadores do caso "ETs de Varginha" e coautor do livro "O Incidente em Varginha" Foto: Ronaldo Silveira

Um dos primeiros ufólogos a chegar em Varginha, cidade localizada no Sul de Minas que ficou mundialmente conhecida em 20 de janeiro de 1996 por registrar relatos de pessoas sobre supostas aparições de criaturas extraterrestres no município, o ufólogo Vitório Pacaccini foi um dos palestrantes mais aguardados neste domingo (22) e um dos pontos altos do 1º Encontro de Ufologia em Betim. O evento sobre "ufologia e seus mistérios", inédito na região metropolitana de Belo Horizonte, ocorreu deste a última sexta-feira (20), no Monte Carmo Shopping. 

Em sua palestra, Pacaccini deu detalhes do misterioso assunto nacional e internacional, intitulado de caaso "ETs de Varginha", e revelou histórias nunca antes contadas publicamente sobre o caso. Uma delas é que, em 2012, o ufólogo afirmou ter sido convidado por um grupo de militares que atuou na captura das criaturas em Varginha e que o ajudou com informações das pesquisas sobre o caso para ver um vídeo de 35 segundos com imagens de um dos extraterrestres capturados. 

Segundo o pesquisador, o convite aconteceu porque os militares são seus amigos e em consideração por saber que, mesmo após anos de trocas de informações, o ufólogo nunca revelou quem foram suas fontes. Os militares o teriam levado para um lugar secreto, onde mostraram para Pacaccini esse vídeo gravado antes de a criatura misteriosa ter sido entregue para pesquisadores da Nasa e levada na época para os Estados Unidos.

"O vídeo é a descrição exata de Kátia Xavier, Valquíria Sílvia e Liliane Sílvia. Vi um ser com cabeça em forma de gota, olhos vermelhos, no mínimo três vezes maiores que os nossos e  sem pupilas, sem orelhas e com um pequeno rasgo na boca. Eles (militares) seguravam a criatura, um de cada lado, e, quando a soltavam, ela ia desmoronando. Eles tentaram dar frutas e água, mas ela não aceitou. Assisti o vídeo cinco vezes. No meu entendimento, a criatura estava próxima da morte, estava muito fragilizada", contou o pesquisador, que afirmou somente ter revelado que viu esse vídeo no ano passado, em um encontro fechado de ufólogos no Brasil.

Pacaccini ficou "fora do ar" por 18 anos depois de ele afirmar ter sofrido duas tentativas de assassinato em Varginha, por pessoas desonhecidas, na época em que realizava suas pesquisas sobre o caso. 

História da 'aparição'

Em 20 de janeiro de 1996, duas irmãs Liliane e Valquíria Silva e a amiga Kátia Xavier reportaram ter visto um ser completamente diferente de tudo que já haviam visto na vida. Não era animal, nem humano. Segundo as meninas, a criatura tinha baixa estatura, era franzina, com cabeça desproporcional, grandes olhos vermelhos sem pupila e íris; no crânio, três protuberâncias.

A partir daí, teve início uma das histórias mais famosas do Brasil – que, até hoje, não se sabe se é uma lenda urbana, ou um dos maiores avanços científicos de todos os tempos.