'Tinha Que Ser de Betim'

Unidos pela fotografia: o casal que está por trás das lentes da 'Aproximar'

Fran e Romulo estão juntos há dez anos e, além de inspiração como casal, são especialistas em eternizar momentos especiais de noivos

Publicado em 17 de agosto de 2022 | 16:45

 
 
normal

Na próxima sexta-feira (19), é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Betim é celeiro de grandes nomes desta arte, mas na coluna de hoje, vamos contar uma história de amor por trás das câmeras. Francielle Santos e Romulo Ozolio, que embarcaram juntos no projeto Aproximar há dez anos, são conhecidos na cidade (e até fora dela) por eternizarem o amor de diversos casais através das lentes das suas câmeras.

A história dos dois começou na mesma época em que descobriram, juntos, a paixão pela fotografia.  Romulo é músico e começou a registrar shows de amigos, com uma câmera do pai. Já Fran, que trabalhava com licitação em um órgão público, estava em busca de uma mudança de carreira. Ela sempre gostou de áreas relacionadas a criatividade, e a ideia surgiu a partir da sugestão de um amigo, que sugeriu um curso de fotografia.

Os dois começaram a fotografar com três meses de diferença e foi assim que a Aproximar nasceu, porque foi de fato a fotografia que os aproximou. "Fomos aprendendo e construindo tudo juntos. É um nome muito significativo para nós, pois nosso trabalho nos aproxima de várias pessoas e casais incríveis. Esse é um poder que a fotografia tem: se aproximar de momentos que já passaram", contam.

Com o passar do tempo, o casal decidiu se especializar em casamentos diurnos e hoje registram carimônias que iniciam até umas 16h, para poderem aproveitar bastante da luz natural. 

De lá pra cá, muitas pessoas se tornaram amigas e até padrinhos de casamento de Fran e Romulo. Nesses dez anos, eles vivenciaram muitas experiências em diversos Estados, conheceram novas culturas, ritos, gastronomia. "Essa é uma bagagem que acreditamos ser muito valiosa e que é reflexo de que nos tornamos", afirmam.

"Sempre que nos deparamos com algo que reforça o quão importante é o trabalho que fazemos, nos sentimos muito felizes e gratos, seja pela emoção do casal ao receber as fotos, ou por notícias de familiares que fotografamos e que não estão entre nós mais. Ter bons registros, de um momento tão especial e feliz é realmente muito valioso", pontuam.

E, quando questionados, de onde vem a inspiração de ambos, eles têm uma opinião em comum. "José Villa é o fotógrafo que nos inspirou a ter o estilo de fotografia que temos hoje. Além de fotografar com câmera digital, ele também fotografa com filme até hoje, que é de onde vem nossa principal referência de cores", revelam.