Imunização

Vacimóvel de Betim: veja a programação do posto-volante nesta semana

Posto-volante disponibiliza as vacinas monovalente e bivalente contra a Covid, a meningocócica C e a influenza trivalente

Publicado em 10 de abril de 2023 | 08:00

 
 
Vacimóvel tem agenda intensa nesta semana Vacimóvel tem agenda intensa nesta semana Foto: Prefeitura de Betim
normal

O Vacimóvel da Prefeitura de Betim continua percorrendo, entre os dias 10 e 14 de abril, vários pontos da cidade para imunizar os moradores. O posto-volante disponibiliza as vacinas monovalente e bivalente contra a Covid-19, a meningocócica C, que protege contra a meningite, e influenza trivalente, que atua contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B do vírus influenza.
 
Na segunda (10), o veículo estaciona em frente ao Centro de Referência em Saúde Divino Braga, das 8h às 12h e das 13h às 16h. 
 
Na terça (11), o posto-volante passa por duas Instituições de Longa Permanência (ILPs) para imunizar as pessoas abrigadas e os trabalhadores locais. São elas: Apex, no bairro Filadélfia, das 8h às 12h; e, no período da tarde, das 13h30 às 16h, na Casa Allan Kardec, no bairro São João. A expectativa é imunizar, ao todo, 135 pessoas.
 
Já na quarta (12), o Vacimóvel estaciona na praça José Lino da Silva, no Brasileia, das 8h às 12h e das 13h às 16h. 
 
Por último, na quinta (13), das 8h às 12h e das 13h às 16h, o veículo faz parada na Viação Santa Edwiges para imunizar os trabalhadores do transporte coletivo contra a influenza. Na sexta-feira (14), o Vacimóvel também estará na Viação Santa Edwiges, porém, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.   
 
Podem receber a vacina monovalente contra a Covid-19 pessoas acima dos 12 anos, de acordo com o esquema vacinal. Já a bivalente, também contra a covid-19, está disponível, por enquanto, para a população acima dos 60 anos; pessoas imunodeprimidas acima dos 12 anos; e moradores e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência, e moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. 
 
A meningocócica C, que protege contra a meningite bacteriana, está disponível para pessoas com idade entre 18 e 30 anos, trabalhadores da saúde e da educação, e estudantes dos cursos superior e técnico.
 
Já o público alvo da influenza trivalente são idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses até 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.