Imunização

Vacimóvel estaciona no Centro Divino Braga, em Betim, nesta segunda (15)

Serão ofertadas as vacinas contra Covid-19, influenza e meningite; programação do restante da semana será divulgada em breve

Publicado em 14 de maio de 2023 | 12:39

 
 
VACIMOVEL.jpg VACIMOVEL.jpg Foto: Prefeitura de Betim
normal

Quem precisa atualizar o cartão de vacinas pode aproveitar a presença do Vacimóvel nesta segunda-feira (15), que estaciona em frente ao Centro de Especialidades Divino Braga, em Betim, na região metropolitana de BH. A unidade fica na avenida Marco Túlio Isaac, 1.500, no Chácara. O atendimento será aberto a toda a população, das 8h às 16h.

Na terça-feira (16), o posto volante realizará a vacinação de trabalhadores de uma empresa do município. Neste dia, o atendimento será somente para o público interno. 

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Betim, a programação dos próximos dias da semana está sendo definida e será divulgada em breve.

Quais vacinas são disponibilizadas?

A vacina bivalente contra a covid-19 está disponível para pessoas acima dos 18 anos que concluíram, pelo menos, o esquema vacinal primário com duas doses monovalentes. Além disso, a última dose deve ter sido recebida há no mínimo quatro meses. 

O Vacimóvel também oferece a vacina contra a meningite, disponível todas as pessoas com idade acima de 16 anos que ainda não completaram o esquema vacinal (duas doses iniciais + dois reforços da vacina Meningocócica C ou da vacina ACWY).

Aqueles que foram vacinados com um dos dois imunizantes há menos de cinco anos não precisam receber outra dose. As crianças e adolescentes com até 15 anos continuam sendo imunizados conforme o Calendário Nacional de Vacinação e não precisam receber esse reforço. 

Já a vacina contra a influenza está disponível para os seguintes grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses até 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.  

No ato da vacinação, as pessoas devem apresentar um documento de identidade, o cartão de vacinas e, no caso da vacina contra a influenza, um documento que comprove a situação de saúde ou o exercício profissional, conforme a situação.