Mais tempo

Vacinação contra a gripe e o sarampo é prorrogada em Betim

Campanhas terminariam na sexta-feira (3), mas foram adiadas até o dia 24; aplicações acontecem nas 38 UBSs e no Vacimóvel

Publicado em 06 de junho de 2022 | 15:26

 
 
normal

Quem ainda não tomou as doses das vacinas contra a gripe e o sarampo terá mais prazo para completar o esquema de imunização. As campanhas de prevenção das duas doenças, que terminaram na última sexta-feira (3), foram prorrogadas até o dia 24, em Betim. A medida segue uma orientação do Ministério da Saúde e visa à ampliação da cobertura vacinal, que está em baixa no município. Os imunizantes estão disponíveis nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, e no Vacimóvel.

De acordo com o balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde, o grupo prioritário com maior cobertura vacinal contra a influenza é o dos trabalhadores da saúde, com 68,4%, seguido pelo dos idosos, com 60,1%, e o das crianças, com 35,8%. Já a cobertura contra o sarampo para as crianças está em 37,54%. A meta estipulada pelo governo federal para a vacina contra a influenza é de ao menos 90% de cobertura para cada grupo prioritário, e contra o sarampo, de 95% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

O secretário de Assistência à Saúde, Hilton Soares, faz um alerta sobre a importância da vacinação contra as duas doenças, que são graves e podem levar a óbito. “Estamos em um período sazonal que é mais propício às doenças respiratórias, por isso é importante estar vacinado contra a influenza, evitando assim formas graves e complicações causadas pela doença. Sobre o sarampo, que é uma doença grave de alta transmissibilidade, somente a vacinação pode interromper a circulação do vírus no país”, ressaltou.

O imunizante contra o sarampo está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos e para trabalhadores da saúde. Já os grupos prioritários que podem receber a vacina contra a influenza são os de trabalhadores da saúde; de idosos com 60 anos ou mais; de gestantes e puérperas; de crianças de 6 meses a 4 anos; de professores; de pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; de profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; de caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbanos e de longo curso; de povos indígenas; de trabalhadores portuários; de funcionários do sistema prisional; de população privada de liberdade e de jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Balanço campanhas de vacinação

- Contra a influenza:

Crianças - 9.860 doses aplicadas - 35,8% de cobertura

Gestantes - 680 doses aplicadas - 16,1% de cobertura

Puérperas - 273 doses aplicadas - 39,3% de cobertura

Idosos - 30.849 doses aplicadas - 60,1% de cobertura

Professores - 1.740 doses aplicadas - 34,0% de cobertura

Trabalhadores de Saúde - 6.846 doses aplicadas - 68,4% de cobertura

- Contra o sarampo:

Crianças - 10.344  doses aplicadas - 37,54% de cobertura