A procura pela vacina contra a gripe está abaixo do esperado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O alerta foi feito pela prefeitura, que registrou, até essa sexta-feira (14), a aplicação de apenas 5.007 doses de um total estimado de 146.540.
Atualmente, o grupo prioritário com a melhor cobertura vacinal é o das puérperas, com 6,09% de pessoas imunizadas, seguido pelo dos idosos, com 5,28%.
Iniciada em 3 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até 31 de maio. A vacina está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, bem como no Vacimóvel.
“A vacina protege contra formas graves e complicações da doença, por isso é importante que as pessoas convocadas sejam imunizadas contra a influenza. Pedimos à população que faz parte do público-alvo que busque um dos postos de vacinação para receber a vacina”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.
Neste ano, todos os grupos prioritários estão sendo contemplados em etapa única, conforme decisão do Ministério da Saúde. Podem se vacinar: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses até 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; povos indígenas; profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.