Medicina veterinária

Veterinários brasileiros visitam superintendência animal de Betim

Grupo visitante é formado por profissionais de várias partes do país que fazem especialização inédita na área; Sepa foi escolhida pelo pioneirismo do trabalho na região metropolitana de BH

Publicado em 29 de março de 2023 | 00:02

 
 
Médicos veterinários são da primeira especialização nacional na área do Coletivo Médicos veterinários são da primeira especialização nacional na área do Coletivo Foto: Ronaldo Silveira
normal

Quinze alunos de especialização nacional em medicina veterinária e professores visitaram ontem as instalações da Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepa) de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

O grupo visitante, formado por médicos veterinários de diversas cidades brasileiras, foi coordenado por duas professoras da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Danielle Soares e Camila Santos, e pela titular da especialização, a professora do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Rita Garcia.

“A Sepa foi escolhida pelo pioneirismo do trabalho que tem desenvolvido entre os municípios da região metropolitana no acolhimento de animais em vulnerabilidade – e, principalmente, no manejo populacional – e também pelo trabalho que eles têm feito de forma diferenciada no Estado”, frisou Danielle Soares.

A professora da UFPR também destacou a importância da troca de experiência dos estudantes da especialização com os profissionais da superintendência betinense: “A ideia é que os alunos lancem o olhar sobre tudo de bom que está sendo feito em Betim, essa chuva de ideias para poderem praticar nas suas cidades”. Os alunos fazem parte da primeira Especialização Nacional em Medicina Veterinária do coletivo.

O que a Sepa faz?

O órgão municipal realiza castrações gratuitas de cães e gatos, além de promover eventos de adoção de animais e atuar junto à Guarda Municipal, ao Ministério Público e à Polícia Militar na fiscalização de maus-tratos.