Futebol amador

Vira Copo vence Grêmio Universal e se sagra campeão da Copa Vagalume

Equipe do Petrovale terminou a partida com o placar de 1 x 0, com gol marcado por Vitinho, camisa de número 3, aos 21 minutos do primeiro tempo

Publicado em 22 de novembro de 2023 | 00:15

 
 
Vira Copo fez o gol de número 100 da competição Vira Copo fez o gol de número 100 da competição Foto: Josilene Vieira
normal

A equipe do Vira Copo, da região do Petrovale, é a grande campeã da Copa Vagalume, torneio de futebol amador noturno realizado neste mês em Betim, na região metropolitana de BH. O time venceu o Grêmio Universal pelo placar de 1 x 0. O gol da vitória - e que, simbolicamente, é o de número 100 do torneio - foi marcado pelo camisa 3, Vitinho, aos 21 minutos do primeiro tempo. 

A equipe vitoriosa teve o melhor ataque da competição noturna, com 15 gols marcados e quatro sofridos, um saldo de 11 gols. O jogador eleito melhor em campo, Marcos Vinícius, o Rato, levou pra casa, além da vitória do time do coração, o troféu Craque do Jogo, desenvolvido pelos jovens atendidos pelo Instituto Ramacrisna. 

A Copa Vagalume acontece pela primeira vez na cidade, após a atual administração ter iluminado, até o momento, com um projeto de modernização com lâmpadas de LED, 14 campos de futebol.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, até o fim deste ano, serão, no total, 17 campos iluminados entregues à população, e, no ano que vem, mais 17 receberão o projeto. 

Copa feminina

O sucesso do torneio, que teve um mascote, o boneco Vagalume, divertindo as torcidas dos jogos que são transmitidos pelo O Tempo Betim, foi tanto que a prefeitura e a Liga de Desportos de Betim (LDB) decidiram criar a Copa Vagalume feminina. A competição começa no dia 7 de dezembro, e as partidas também serão transmitidas pelo YouTube e pelo Facebook deste jornal.

O presidente da Liga de Desportos de Betim (LDB), Beto Santana, destacou que a competição já está inserida no nosso calendário esportivo e se repetirá todo ano. “A Copa Vagalume já é uma realidade, uma conquista gigantesca, que mexeu com a cidade e, certamente, veio para ficar”, disse.

A secretária de Esportes, Erika Brant, agradeceu o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) por acreditar e investir no esporte. “O objetivo da copa era, além de valorizar o futebol amador, coroar o investimento feito nos campos para melhorar a qualidade de quem pratica o futebol e a atividade física”, pontuou a gestora. 

Raio X

A Copa Vagalume reuniu 30 equipes participantes e 759 atletas. Foram, ao todo, 30 jogos e cem gols marcados. Nenhuma das partidas terminou em 0 a 0 no tempo normal.  

Os artilheiros da competição foram: Lorran, do Grêmio Universal, e Matheus Henrique, do Oriente, com cinco gols cada. 

A defesa menos vazada do torneio é a do vice-campeão, Grêmio Universal, que sofreu apenas dois gols em toda a Copa Vagalume. O goleiro, Juninho, levou o troféu de goleiro que menos sofreu gol na competição.   

Esta matéria está em atualização