Economia

WEG anuncia investimento de R$ 34 milhões em fábrica em Betim

Com aporte, unidade na BR-262 poderá dobrar produção de transformadores

Publicado em 18 de agosto de 2022 | 22:48

 
 
normal

A WEG, multinacional especializada na fabricação e na comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas, anunciou que pretende investir R$ 34 milhões em uma das suas unidades em Betim, instalada na antiga fábrica da Toshiba, às margens da BR-262.

Com esse aporte, a empresa vislumbra dobrar a capacidade de produção de transformadores de força e quer inaugurar duas novas linhas de produção na planta: uma de subestações móveis (Skids) e outra de reforma e repotenciação de transformadores de força.

Segundo o diretor superintendente da WEG, Carlos Diether Prinz, o investimento mais relevante será a implantação de uma nova linha dedicada a serviços de reforma e de repotenciação de transformadores, assim como a que já existe na unidade da multinacional em Blumenau, no Estado de Santa Catarina. 

“Localizada estrategicamente para atender as regiões Sudeste, Norte e Nordeste, a fábrica de Betim ficará apta para executar reparos em transformadores a partir de 30 MVA de todos os demais fabricantes do mercado. Com isso, além dos ganhos logísticos, vamos fortalecer nossa presença tanto no mercado de geração, transmissão e distribuição de energia, quanto nos segmentos industrial e de renováveis”, explica Prinz. 

Em operação na cidade desde 2020, a unidade da WEG às margens da BR–262 é uma das mais modernas plantas fabris do Brasil para transformadores de alta tensão, voltados, principalmente, para projetos e grandes linhas de transmissão. A planta tem capacidade para fabricar equipamentos de até 800 kV. 

Hoje, a fábrica, instalada em uma área construída de 32.500 m², tem capacidade de produção anual de 10 mil MVA, o equivalente a 70 equipamentos de grande porte, e conta com 350 trabalhadores. 

Conforme a WEG, após o investimento, a unidade poderá aprimorar também suas áreas de bobinagem, fabricação de reatores, sistema de secagem, laboratórios de ensaios e soluções transportáveis. 

Além disso, a fábrica, segundo a gigante industrial, terá capacidade para reformar até 36 transformadores por ano, o que vai gerar oportunidade para novas capacitações para as equipes diretamente ligadas às demandas e novos postos de trabalho para a região de Betim.

Para o secretário-adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Bambirra, esse investimento demonstra a confiança que o setor produtivo adquiriu em Betim em função das políticas públicas que têm sido adotadas pela atual administração.

“Elas são transparentes, de respeito aos empresários e com agilidade nos processos de alvarás e de serviços públicos”, destaca. “Esse cenário proporciona à população empregabilidade e ao município aumento arrecadação e investimentos em educação técnica e melhor qualidade de vida”, completa o secretário. 

Outra operação

Em abril de 2021, a WEG inaugurou outra fábrica em Betim, voltada para a produção de eletrocentros – salas ou casas elétricas construídas em estruturas metálicas compactas e projetadas sob medida para atender às diversas necessidades dos clientes para geração solar e industrial. 

A unidade fica em uma área construída de 5.000 m², no Cidade Verde, e é a segunda planta desse segmento da gigante industrial no país.