RECONHECIMENTO

Engenheiro eletricista betinense recebe prêmio nos Estados Unidos

Bruno Coutinho e dupla criaram protótipo para testar baterias de grande porte

Por Iêva Tatiana

Publicado em 18 de outubro de 2024 | 09:00

 
 
Em 2023, TCC de Coutinho foi premiado em evento realizado em Florianópolis (SC) Em 2023, TCC de Coutinho foi premiado em evento realizado em Florianópolis (SC) Foto: Arquivo pessoal

O engenheiro eletricista betinense Bruno Coutinho, de 30 anos, foi um dos vencedores do prêmio internacional Myron Zucker Undergraduate Student Design Contest, da Sociedade de Aplicações Industriais (IAS, na sigla em inglês). Ele embarca nesta sexta-feira (18) para os Estados Unidos para participar da cerimônia de premiação, que ocorrerá na segunda (21).

Coutinho e o colega Pedro Tironi criaram um protótipo para testar baterias usadas como alternativa aos sistemas de energia solar e eólica. “Essas fontes de energia verde são intermitentes porque dependem do sol e do vento, respectivamente. Então, baterias de grande porte são conectadas à rede elétrica para suprir a demanda. Só que essas baterias carecem de testes, e fazê-los com elas ligadas tem um custo elevado. Nosso projeto consiste na criação de um equipamento que permite testar as baterias de maneira mais prática, simples e barata”, explica Coutinho, que faz mestrado na área no Cefet-MG.

Ele, Tironi e o estudante de graduação Erich Francisco Rosa, também do Cefet-MG, são os únicos brasileiros entre os finalistas do prêmio e compartilham a primeira colocação. 

Essa é a segunda vez que o betinense é premiado por um projeto acadêmico. No ano passado, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dele foi eleito um dos cinco melhores do país pela Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência.