Neste primeiro domingo, os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões e redigir a redação
Foto: Brandon Santos
Neste primeiro domingo, os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões e redigir a redação
Foto: Brandon Santos
Mais de 10 mil candidatos de Betim participam, neste domingo (9/11), do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 3,5 mil desses participantes estão concluindo o ensino médio neste ano. O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa, totalizando 180 questões de múltipla escolha ao longo dos dois dias de aplicação.
Neste primeiro domingo, os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões e redigir a redação. As provas abrangem conteúdos de linguagens, códigos e suas tecnologias, como língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, e de ciências humanas, que inclui história, geografia, filosofia e sociologia. Já a redação, avaliada de 0 a 1.000 pontos, deve ser um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, produzido a partir de uma situação-problema e dos textos motivadores apresentados na prova.
Entre os candidatos betinenses está Leandro Rodrigues dos Santos, de 17 anos, aluno do curso técnico em Química no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Betim. Fazendo o Enem pela segunda vez, ele conta que a escola se preparou intensamente ao longo do ano e que está confiante. “Na minha escola a gente vem se preparando durante o ano inteiro. Estou tranquilo e confiante que vou fazer uma boa prova”, afirma. Segundo Leandro, o primeiro dia é o mais tranquilo, já que ele tem mais afinidade com as disciplinas de humanas. “O meu problema é no segundo dia, que é de exatas. Acho que a redação pode ser sobre economia, ouvi muita gente falando isso e é um tema que estudamos bastante”, avalia.
Outra candidata que chegou preparada para a maratona de provas é Rafaela Pacífico, de 36 anos, moradora do bairro Vila Cristina. Formada em serviço social, ela volta ao Enem para tentar uma vaga no curso de direito. “A primeira vez que fiz o Enem foi em 2006. Consegui bolsa integral pelo ProUni e cursei serviço social. Agora quero fazer direito, então estou de volta”, conta. Rafaela explica que sua rotina de estudos foi intensa, apesar da experiência prévia. “Estudei bastante, revisei muito. A bagagem profissional ajuda, mas mesmo assim foi uma preparação intensa. Estou tranquila e espero que seja uma prova interessante e equilibrada.” Prevenida, ela também garante que está pronta para qualquer imprevisto. “Trago sempre um lanche leve, água e várias canetas pretas. Já vi gente passar aperto com caneta falhando, então prefiro não correr esse risco”, diz.
Já a jovem Emily Andrade Guimarães, de 18 anos, moradora do bairro São Caetano, também se mostra confiante. Estudante do curso técnico em farmácia no Centec, em Contagem, ela sonha em seguir carreira na área. “Eu quero cursar farmácia. Como já faço técnico, deu pra ter certeza de que é o que eu quero”, afirma. Sua preparação, segundo ela, foi puxada. “Fico o dia inteiro na escola e estudo muito pro Enem, além das revisões em casa. Estou mais tranquila nesse primeiro dia porque sou melhor em humanas. Gosto muito de redação e português”, explica. Para o tema da redação, ela arrisca um palpite: “Acho que pode ser algo relacionado ao meio ambiente. Vamos ver, né? Espero que sim”, brinca.
O segundo dia de provas do Enem 2025 será no próximo domingo (16/11), com questões de matemática e ciências da natureza, que envolvem física, química e biologia.