Salão do Encontro realiza programação cultural gratuita em abril | O TEMPO Betim
 
TRADIÇÃO

Salão do Encontro realiza programação cultural gratuita em abril

Ações serão no Memorial Noemi Gontijo, inaugurado em homenagem à fundadora da instituição

Por Sara Lira

Publicado em 12 de abril de 2024 | 11:43

 
 
Atividades serão no Memorial Noemi Gontijo Atividades serão no Memorial Noemi Gontijo Foto: Salão do Encontro/Divulgação
normal

Ao longo do mês de abril, o Memorial Noemi Gontijo, no Salão do Encontro, realiza uma série de programações culturais gratuitas, e abertas ao público. No cronograma estão rodas de conversas e lançamento de obras literárias.

Na próxima terça (16), às 9h30, o historiador e coordenador de patrimônio da Secult Betim, André Bueno, trará um bate papo com o tema Patrimônio Cultural e sua importância na preservação da memória e história.

Na semana seguinte a programação conta com a presença da historiadora Ana Cláudia Gomes, no dia 23 de abril, às 14h, abordando o tema Salão do Encontro como bem cultural patrimonial de Betim. E no dia 24, às 14h, haverá lançamento do livro Fazendas Mineiras, da historiadora Ana Maria Nogueira.

Saiba mais

O Memorial Noemi Gontijo foi inaugurado no dia 30 de março, em homenagem ao centenário da fundadora e presidente de honra do Salão do Encontro, Noemi Gontijo. 

O espaço conta a história e trajetória de uma das mulheres mais expoentes da cidade. O memorial funcionará na antiga Casa de Hóspedes, onde dona Noemi morou por cerca de dez anos, e fica dentro da unidade Matriz, no bairro Angola. De acordo com a gerente de Projetos e Captação de Recursos do Salão, Lourdes Leite, a casa ocupa uma área construída de 355m² e conta com oito cômodos, entre quartos, salas, cozinha e varanda. 

Alguns dos objetos que serão expostos, são: um jogo de louças que pertencia à mãe de dona Noemi, instrumentos de trabalho antigos utilizados pelos artesãos nos primeiros anos do Salão do Encontro; além de móveis antigos. Também haverá fotos históricas com marcos da instituição, como da visita feita pelo educador Paulo Freire a dona Noemi para conhecer o Salão.

Em um dos quartos, haverá uma apresentação dos programas desenvolvidos atualmente, e a reprodução do certificado de um aluno da primeira turma de formandos, em 1974.

A visitação guiada ao espaço pode ser agendada de segunda à sexta, das 9h às 16h, pelo e-mail visitas@salaodoencontro.org.br. O endereço do Salão do Encontro é rua João da Silva Santos, 34, Angola.